Oficinas /GDs

GRUPOS DE DISCUSSÃO

Implantação e difusão da língua portuguesa no Brasil: caracterizando o português afro-brasileiro - Prof. Gredson Santos
Trata-se de Grupo de Discussão (GD) que abordará processos sócio-históricos de implantação e difusão do português no Brasil considerando, mormente, o papel que as populações negras desempenharam nesse processo. O GD tematizará a questão da influência, no português brasileiro, das centenas de línguas africanas faladas pelas pessoas que constituíam o grande exercito de mão-de-obra do sistema escravocrata; as consequências sociolinguísticas do aprendizado forçado do português por africanos e pelas gerações deles descendentes; as características atuais do português falado por populações quilombolas e os reflexos contemporâneos no campo escolar. 

Ensino de Matemática, História e Culturas Africana e Afro-brasileira - Prof. Leandro do Nascimento Diniz e Antônia Victória Santos 
A partir de jogos africanos, da etnomatemática e da modelagem matemática, abordaremos reflexões sobre a lei 10639 de 2003 no ensino da matemática. Num primeiro momento, teremos a realização de uma oficina com um jogo de origem africana. Com isso, espera-se discutir a inserção de jogos africanos no currículo da matemática na Educação Básica. Além disso, proporemos temas pertinentes, como o debate sobre a implementação da lei, baseados em pesquisas da Educação Matemática. Num segundo momento, teremos a apresentação de trabalhos sobre temáticas envolvendo o GD.

O Silêncio da Palavra: diálogos sobre infância e literatura - Profa. Dra. Karina de Oliveira Santos Cordeiro e Profº Tarcísio Fernandes Cordeiro 
Problematiza o cenário epistemológico da infância a partir das discussões acerca da representação da criança em narrativas populares e clássicas, enfatizando perspectivas étnico-raciais silenciadas e a formação do imaginário social do universo infantil.

Raça e Esporte - Prof. Herbert Toledo
Discutir as implicações históricas que determinam a atual expressão das relações raciais nas práticas corporais, em especial no esporte. Contextualizar a produção científica que visa justificar a seleção esportiva a partir de justificativas biologicistas. Debater e refletir o racismo presente nas atividades corporais na atualidade.

Raça, Criminalidade e Cidadania - Prof. Herbert Toledo
O processo de funcionamento e consolidação da democracia brasileira apresenta distorções graves, na medida em que mantém a discriminação e as desigualdades que faz do negro a principal vítima da criminalidade. O povo negro precisa incorporar na sua agenda de luta pela cidadania, a desmilitarização do modelo de segurança pública que temos em curso na sociedade brasileira que expõe o negro à violência criminal e segue exterminando a juventude negra do país. Nessa perspectiva, serão bem-vindos artigos que articulam as relações entre raça, justiça, cidadania, criminalidade, conflitos e segurança pública na Bahia e no Brasil. 

Conhecimento e Cultura - Kleyson Rosário Assis e Viviane Souza Martins
A etnoecologia é um campo de pesquisas relativamente recente, eminentemente interdisciplinar, que visa conhecer, sob uma ótica particular, as relações entre sociedades humanas e natureza. Como parte das etnociências - folk science (BERKES, 2008), a etnoecologia estuda o conhecimento ecológico e as relações entre culturas e ambiente (NAZAREA, 1999). Desta forma, busca-se comparar duas tradições intelectuais distintas na interpretação da natureza: a ocidental, através da ciência normal, e a tradicional, através do conhecimento ecológico tradicional (TOLEDO e BARRERA-BASSOLS, 2009). O debate entre as duas tradições implica numa reflexão acerca da noção mesmo de “ciência”, assim como de noções correlatas, como de “realidade” e “verdade”. De caráter interdisciplinar, esse GD será coordenado por uma bióloga e um filósofo de formação e irá priorizar o debate franco e aberto entre os participantes.


OFICINAS

Ø  OFICINA DE MÁSCARAS – Ulisses Nascimento
Ø  OFICINA DE ERVAS MEDICINAIS - Dona Santa e Seu Roque
Ø  OFICINA DE TRANÇA AFRO – Juliana Araújo
Ø  OFICINA DE DANÇA DE RUA - Jadson Souza
Ø  OFICINA DE GRAFITTI –  Marcos Prissk
Ø OFICINA DE COMIDA AFRO-BRASILEIRA E TEMPERO BAIANO - Gisele Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário