CONE

Apresentação

A Conferência Negritude e Educação no Recôncavo e Vale do Jiquiriçá que tem como foco o tema Conhecimentos e Ciências: Um diálogo necessário na formação de professores, permitirá a discussão sobre as várias formas de conhecimentos, elaborados a partir da diversidade de perspectivas epistemológicas historicamente invisibilizadas, sejam elas étnico-raciais, de gênero, culturais, territoriais etc. Na medida em que assumimos a diversidade epistemológica que se insere cada vez mais na universidade, poderemos pensá-la não somente enquanto algo homogêneo e universal, portanto abstrato e ideal, que ignora os indivíduos e seus modos próprios de vida, e sim, como uma comunidade de comunidades, heterogênea e difusa, conflitiva e produtora de saberes, que por meio do debate coloca-se na busca de uma linguagem ética-epistemológica que reconheça e saiba reconhecer a profusão de saberes como formas complementares se constituir e se fazer ciência. Decerto que esta comunidade de comunidades, tal como esta universidade começa a se constituir, possibilita-nos encontrar uma brecha para o novo, para o ainda não dito, ao mesmo tempo em que visa contribuir na formação de uma sociedade mais justa, reparando na prática erros históricos, objetivando no seus currículos e atividades de extensão, ensino e/ou pesquisa a constituição de uma sociedade mais igualitária e justa.

A Conferência Negritude e Educação no Recôncavo e Vale do Jiquiriçá poderá constituir-se como um momento significativo para se forjar possibilidades de estudos, pesquisas e estratégias pedagógicas em prol de uma educação anti-racista e anti-discriminatória. Neste sentido, alia-se a tantas outras iniciativas promovidas por distintos movimentos sociais e segmentos acadêmicos que investem esforços, na construção de programas e projetos de formação de professores, inicial e continuada, em favor da implementação da lei 10639/03, de ações e de políticas públicas enquanto mecanismos de superação do racismo, sexismo, xenofobia, intolerância religiosa e tantas outras formas de discriminação presentes no cotidiano escolar e na sociedade. Como também subsidiará a formatação e implementação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas dos Territórios Recôncavo e do Vale do Jiquiriçá.

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